FAQs

FAQs

1 Qual é o objetivo da School Embassy? O que é isso de “fazer escola”?

A School Embassy (Embaixada das Escolas) é uma plataforma digital colaborativa, dedicada a fazer crescer, diariamente, a ideia de avaliação das escolas por parte de utilizadores reais, pelo aumento da participação e da cidadania escolar.
O objectivo é que num futuro próximo, possamos escolher escolas com base na pontuação School Embassy, que se faz da experiência real de quem frequenta ou frequentou determinada instituição.
Fazer escola é tudo isto. E é possível se todos estivermos informados sobre o que se passa nas Escolas. Se observarmos e se participarmos. E se todas as decisões que tomarmos forem feitas com o maior conhecimento possível, gerado de forma plural e transparente.

2 Para quem é a School Embassy?

Para toda a comunidade escolar: estudantes, professores, pais, directores de escola e comunidade. Todos têm um papel importante, que pode e deve ser preventivo e proactivo, no que diz respeito ao ensino, pelo valor da participação de todos os seus intervenientes.

3 Quais são as categorias de avaliação que constroem a pontuação da School Embassy?

PROFESSORES
Preparação técnica; vocação; pontualidade; assiduidade; disponibilidade.

SEGURANÇA E DISCIPLINA
Ambiente; controlo de entradas e saídas; videovigilância; cumprimento de regras e disciplina.

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
Áreas; higiene; condição térmica; equipamentos; espaços interiores e exteriores.

SERVIÇOS
Atividades de enriquecimento curricular; transporte; alimentação; apoio psicológico; serviços administrativos.

4 Genericamente, o que é que a School Embassy permite?

5 Conseguimos “fazer escola” com apenas duas palavras?

Sim. Se as palavras forem observar e participar.

OBSERVAR IMPLICA:
Pesquisar e comparar escolas com base na experiência real de pessoas que fazem parte, de alguma forma, do ecossistema escolar.
Seguir a Escola mesmo antes de a frequentar: o que a distingue das outras, as interações e eficácia na resolução de questões, os seus pontos fortes ou fragilidades.
Ter uma perceção atualizada e constante sobre o que acontece na Escola.
Se for responsável pela escola, isto é extremamente importante para intervir na medida certa.

PARTICIPAR PRESSUPÕE:
Avaliar de forma contínua de 1 a 10 as escolas que conhece nas categorias: professores, segurança, instalações e serviços;
Partilhar para partilhar projetos, reforçar boas práticas, informações úteis ou contribuir para esclarecer o assunto que alguém possa ter levantado.

6 Especificamente, quais as principais ações que podemos fazer na School Embassy?

PESQUISAR
e encontrar Escolas do seu interesse por local, pontuação, por nível de ensino (da creche à universidade) estatuto (pública ou privada), ou por outros conteúdos específicos (posição no ranking nacional, actividades de enriquecimento curricular etc.).
Os filtros que vai encontrar servem para tornar a pesquisa cada vez mais específica e comparar os resultados que quer conhecer.

AVALIAR

PARTILHAR
Significa comentar, através de texto ou imagem algo que merece destaque em determinada categoria e nos faz ficar de coração cheio (boa prática) ou de coração partido (aspecto a melhorar) relativamente à escola. Diplomacia e objectividade são obrigatórios no registo da partilha.
E, literalmente, partilhar o que está a acontecer via Facebook, Twitter, e-mail, Google+.

VOTAR
Permite concordar ou discordar daquilo que outros partilharam. O voto pressupõe democracia, responsabilidade e credibilidade, todos sinónimos de cidadania escolar. A única regra aplicável a qualquer voto é que se vote com conhecimento. A observação e experiência são fundamentais para participar algo publicamente.

7 Qual é a métrica da pontuação da School Embassy?

Mais simples é complicado. Todas as categorias (Professores; Segurança e disciplina; Instalações e equipamentos; Servicos) são avaliados de 1 a 10.
1 é mau. 10 é excelente. A posição de cada Escola será definida pela média da pontuação obtida em cada categoria.

8 Esta pontuação têm valor científico?

Tem valor participativo, saber precioso feito de experiência. Tem o valor de quem conhece por dentro. E tem, queremos acreditar, mais valor por isso. À medida que o número de utilizadores vai crescendo, aumenta o valor da informação que aqui vai ser produzida e a credibilidade da pontuação.
Informação desta natureza ainda não encontra disponível em mais lado nenhum.

9 Não teremos tendência para apenas “vir dizer mal”

Teremos tendência a dizer a verdade.
A School Embassy lembra com frequência os utilizadores do impacto que cada avaliação tem na construção da pontuação da escola.
Há moderação ou limite nos comentários?
Há. Fazer uso impróprio da plataforma é motivo para impedir que um comentário seja publicado. Tudo pode ser dito se fundamentado e no tom apropriado. É importante tratar a educação com educação.
Na School Embassy, tudo faremos para que o direito da liberdade de expressão conviva com o direito à informação de forma equilibrada e regrada. O nosso sistema de segurança prevê mecanismos responsivos automáticos de exclusão de opiniões com determinadas características (ofensivas, injuriosas, discriminatórias, etc.) e mecanismos reativos após receção de e-mail por quem se sentir ofendido ou potencialmente lesado.

10 Como faço para denunciar um comentário impróprio?

Pode reportar diretamente no próprio comentário, pressionando a bandeira junto à caixa da partilha. Diga-nos porque considera útil a denúncia do comentário e atuaremos logo que possível.
Qual a responsabilidade da School Embassy pela emissão de comentários impróprios?
Não seremos responsáveis nem poderemos ser responsabilizados se não houver qualquer tentativa de denúncia do comentário.
Após receção do alerta, seremos tão breves quanto possível na análise da situação. Só no caso de rececionarmos a denúncia e não reagirmos poderemos assumir responsabilidades. Como sabemos isso de antemão, estamos duplamente atentos.

11 Os professores podem fazer dos alunos alvo de represália?

Não há razão para sofrer represálias pois normalmente a verdade não é vista só por um. Confiamos que os bons professores são aqueles que percebem que a Escola se faz com todos e que a construção da opinião fundamentada é a base da cidadania. Na School Embassy defendemos que os professores são os principais defensores da transparência e da melhoria contínua. Por isso, alunos professores têm igual direito de resposta e de participação na plataforma.
Qual o papel da Vizinhança?
Por vizinho entendemos comunidade. Todos aqueles que não se encaixando nos restantes perfis, podem também ajudar a fazer escola (empresas, juntas de freguesia, associações…).
A vizinhança pode também intervir quando é preciso ajudar a resolver um problema. São mais pessoas potencialmente disponíveis para ajudar.

12 Todas as Escolas do país, públicas ou privadas, estão representadas na School Embassy?

Sim. Todas as escolas do país, da creche à universidade, estão presentes na School Embassy. Cada utilizador pode também participar na construção da ficha de detalhes que identifica a escola. Os dados introduzidos pelos utilizadores estarão sempre sujeitos a comprovação pelos nossos serviços.

13 Não encontro a categoria certa para votar ou encaixar um comentário ou observação.

Não deixe de dizer. Fazer Escola implica também ajudar a melhorar e fazer evoluir a própria School Embassy. Se acha que uma categoria não está completa ou que algo deveria mudar, escreva-nos para notas@schoolembassy.com e sugira.

14 Partilhei uma informação que está a ser muito criticada. Defendo-me?

Releia o que escreveu. Elabore melhor, pode ter-se expressado de forma confusa. Apresente outros factos que atestam aquilo que disse. Espere que mais pessoas partilhem o seu testemunho. Se acha que deve manter a sua opinião como a formulou, saia da discussão ou apresente soluções. Sempre que possível, adote esta prática de cidadania: sugira em vez de criticar.

15 Como é que alguém pode reclamar o estatuto de Administração da Escola?

Um administrador de Escola pode registar-se como tal, sendo aceite a sua submissão após o preenchimento de um breve questionário e da confirmação, por e-mail ou telefone, da responsabilidade que assume na Escola.
Um administrador de escola tem mais direitos na School Embassy?
Quem administra tem o dever de se manter informado sobre o que se passa na “sua Escola”, de agir em tempo útil e de sugerir possibilidades de resolução de problemas.
Tem o direito de defender a sua Escola, em algum aspeto em que esteja a ser criticada ou votada negativamente, sendo este um direito que assiste a qualquer membro da Escola, seja aluno, Professor, Encarregado de Educação ou mesmo a Comunidade.

16 Por que razão devo registar-me ?

Queremos que participe de forma transparente. Pará avaliar, partilhar, ou votar o registo é obrigatório.

17 Posso partilhar o que vejo na School Embassy, na minha rede social?

É uma das responsabilidades que tem enquanto cidadão. Participar é também dar a conhecer.
Divulgue e chame mais pessoas à School Embassy através do Facebook, Twitter, Google +, etc.